COMPRAS PELA INTERNET




Compras pela internet: 5 aspectos fundamentais para fazer um bom negócio – Parte II

Olá, caro leitor! Nessa segunda parte do nosso artigo sobre compras na internet, vamos falar sobre mais situações importantíssimas que você deve se atentar para que seus negócios online sejam feitos sempre da forma correta.



Para que você entenda tudo, aconselho que você já tenha lido a parte I, ok? Se ainda não leu, é só clicar aqui: http://bit.ly/Aprenda-Comprar. Vamos seguir inclusive com a numeração da primeira parte. Boa leitura!

4 – Comprando com segurança: segurança digital na hora de comprar

Tudo tem seu lado bom e seu lado ruim, não é? E ao mesmo tempo em que comprar pela internet é muito cômodo, fácil, pode ser feito a qualquer hora e lugar, existe também um outro lado, que são as fraudes, ataques cibernéticos, baixa segurança dos sites e cartões de crédito.

Então, adote algumas posturas de segurança: nunca compre em sites desconhecidos ou com reputação ruim na internet; evite deixar salvos dados pessoais e de cartão de crédito em computadores e celulares que não sejam os seus (e mesmo se for seu, tome cuidado); evite links de anúncios e ofertas mirabolantes, podem ser páginas falsas que irão roubar suas senhas e fazer compras com seu dinheiro sem você saber; desconfie de promoções enviadas por redes sociais (a maioria são golpes e que se espalham facilmente); deixe sempre atualizados seus programas antivírus e de defesa do seu computador.

Adote estas medidas e tenho certeza que suas compras serão muito mais seguras!

Quero falar com um advogado

E resolver meu problema.

5 – Pesquisa e precaução: cuide bem do seu dinheiro

Ao comprar pela internet você deve pesquisar, avaliar, comparar, tudo com calma e no seu próprio tempo. Busque promoções confiáveis, cupons de desconto, ofertas de cashback, tudo para garantir a melhor compra (ops, não sabe o que é cashback? Em breve falaremos sobre isso!).

Evite comprar de forma afoita, apressada, sem a devida reflexão se você realmente quer ou precisa daquele produto, daquela loja. Grande parte das dívidas surgem porque as compras são feitas no impulso, sem planejamento, com longos parcelamentos e juros caríssimos.

Além disso, avalie se vale a pena comprar pelo site ou pela loja física, para que você não se surpreenda depois com a diferença de preços e acabe ficando no prejuízo. Cuide bem do seu dinheiro!

DICA BÔNUS: Lidando com as cobranças indevidas

Vou deixar uma sexta dica prêmio para você que leu até aqui! É muito comum empresas realizarem cobranças indevidas quando são feitas compras pela internet. Itens extra, fretes dobrados, preços equivocados, tudo isso pode acontecer.

A ideia é que se você estiver sendo cobrado de forma indevida por algo que não comprou ou que o contrato já foi desfeito, e se você tiver pago essas cobranças, você tem direito à restituição em dobro desses valores (art. 42, parágrafo único, do CDC). Além disso, a depender da situação, também pode ser o caso de receber indenizações por danos morais.

Para ler mais sobre cobranças indevidas, veja este artigo completo que escrevemos há algumas semanas exatamente sobre isso: http://bit.ly/pagou-mais-receba-o-dobro.

Pronto, agora com certeza você está melhor informado sobre seus direitos e garanto que fará negócios melhores e mais seguros ao comprar pela internet. E não se esqueça, se surgirem problemas, consulte um advogado especialista em direito do consumidor e defenda seus direitos. Até o próximo artigo, um abraço!

Macel Guimarães, advogado
OAB/MG 131.717

Quero falar com um advogado

E resolver meu problema.